Art Fértil | WhatsApp
Art Fértil
FIV, inseminação artificial e coito programado: conheça as técnicas de reprodução assistida

FIV, inseminação artificial e coito programado: conheça as técnicas de reprodução assistida

// Por Dra. Altina Castelo Branco

O número de casais que procuram pelas técnicas de reprodução assistida aumentou consideravelmente — apenas no Brasil, esse aumento foi de 18,7% em 2018. Ainda no País, a FIV (fertilização in vitro) apresentou um crescimento de 168,4% no período de 2011 a 2017. Todos os procedimentos são seguros, eficientes e têm proporcionado a gravidez para milhares de casais.

Você pensa em passar pela reprodução assistida, mas não entende muito do assunto? Não se preocupe. Neste post, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre FIV, IIU (inseminação intrauterina) e CP (coito programado) ou RSP (relação sexual programada).

Quais são as técnicas de reprodução assistida?

Conheça com mais detalhes das técnicas de FIV, IIU e CP:

FIV

A fertilização in vitro, também conhecida pela sigla FIV, é uma técnica de reprodução assistida de alta complexidade. Nela, a fecundação do óvulo com o espermatozoide é feita no laboratório de embriologia e, depois disso, os embriões formados são depositados no útero para que ocorra a implantação.

Como é feita a FIV?

A FIV é realizada em 5 etapas:

blank

Quando a FIV é indicada?

A FIV pode ser indicada para a maioria dos casos de infertilidade. No entanto, por se tratar de um procedimento de alta complexidade, nem sempre é necessário. As condições que mais indicam a FIV são:

A FIV também é recomendada quando a mulher não tem mais o útero. Nesse caso, pode-se indicar a técnica de útero de substituição. Os embriões formados em laboratório são transferidos a outra mulher, que realiza a gestação.

Inseminação artificial

Ao contrário da FIV, a inseminação artificial é uma técnica de baixa complexidade. Como requisito básico, a mulher deve ter pelo menos uma tuba uterina em funcionamento, já que o procedimento é feito no organismo feminino (concepção in vivo). A técnica também é indicada para quando a mulher sofre com algum problema no colo do útero, como anticorpos que atacam os espermatozoides e impedem a fecundação.

A IA também começa com a estimulação ovariana para aumentar a quantidade de óvulos disponíveis para a fecundação. No entanto, na IA utiliza-se um protocolo de baixa intensidade, uma vez que o objetivo é obter até 3 óvulos maduros. Uma estimulação intensa aumentaria o risco de gestação gemelar e de outras complicações.

O crescimento dos folículos é acompanhado por ultrassonografias, como na FIV, e quando os folículos estão com o tamanho adequado, é feita a indução da ovulação. Cerca de 35 horas depois, os folículos se rompem e liberam os óvulos, portanto os espermatozoides são coletados e preparados um pouco antes.

A inseminação dos espermatozoides no útero é planejada de acordo com o período de ovulação para aumentar as chances de fecundação.

Quando a inseminação intrauterina é indicada?

Para casais:

Para uso de sêmen de doador:

Coito programado

Também de baixa complexidade, o coito programado, namoro programado ou relação sexual programada é o método mais simples. O procedimento não necessita de uma estrutura cirúrgica.

Assim como na IIU, o coito programado tem início com a estimulação ovariana de baixa intensidade, com o objetivo de estimular o crescimento de até três folículos.

Quando o maior atinge o tamanho adequado, o médico pode aguardar ocorrer o pico espontâneo do hormônio LH ou induzir a ovulação por meio da gonadotrofina coriônica (hCG, hormônio produzido pela placenta para a manutenção da gestação).

A partir daí, orientamos o casal sobre os dias para ter relações sexuais, que costumam ser em dias alternados.

Quando o coito programado é indicado?

O tratamento de baixa complexidade é mais recomendado nos seguintes casos:

Entendeu como funcionam a FIV, a inseminação artificial e o coito programado? Tem alguma dúvida sobre reprodução assistida? Deixe seu comentário no post!

Compartilhar: Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado.

blank blank