Art Fértil | WhatsApp
Art Fértil
Varicocele: veja o que é

Varicocele: veja o que é

// Por Dra. Altina Castelo Branco

Assim como nos casos de infertilidade feminina, diversos fatores estão associados à infertilidade masculina. Diversas doenças podem reduzir o potencial reprodutivo do homem e hoje, devido aos avanços da medicina, nós conhecemos muitas delas. A varicocele é um desses exemplos, afetando milhares de homens em todo o mundo.

Ela afeta os testículos alterando a circulação sanguínea da região. A pressão faz com que as veias se dilatem, semelhante ao que ocorre com as varizes nas pernas. A varicocele altera o funcionamento dos testículos, pois aumenta a temperatura do local e dificulta a circulação sanguínea. Ela é a principal causa tratável de infertilidade masculina e as suas consequências podem ser graves.

Em alguns casos, o tratamento cirúrgico é recomendado, mas ele pode não ser suficiente para recuperar a fertilidade do homem. Neste cenário, a reprodução assistida é uma alternativa muito procurada por casais que desejam ter filhos biológicos.

Neste artigo, o nosso objetivo é mostrar uma visão geral sobre a varicocele, os seus sintomas e as suas possibilidades de tratamento.

Continue a leitura e confira!

O que é varicocele?

blank

A varicocele é uma doença caracterizada pela presença de varizes nos testículos. Ela ocorre devido a uma dilatação anormal das veias que percorrem esse órgão. Para entender como ela afeta a fertilidade, precisamos entender como o sistema reprodutor masculino funciona.

Os testículos são conectados a uma estrutura chamada cordão espermático, em que fazem parte os ductos deferentes, as artérias e veias testiculares. Com a varicocele, as veias se dilatam, o que dificulta a circulação sanguínea.

Até o momento, existem algumas teorias para explicar a causa da varicocele. Uma das principais está associada a um problema no funcionamento das válvulas do cordão espermático, o que seria parecido com o que ocorre nas varizes das pernas.

Ela é classificada em três estágios, de acordo com a sua gravidade, sendo:

A Manobra de Valsalva é utilizada durante o exame físico de diversas doenças, entre elas, a varicocele. Para realizá-la, o paciente deve fechar o nariz e a boca e fazer pressão para soltar o ar.

Formas de prevenção

Não é possível preveni-la. A melhor maneira para evitar que a doença se agrave é procurar um médico ao perceber os primeiros sintomas e manter em dia as consultas de rotina com o médico.

Prevalência

A varicocele atinge cerca de 10% a 15% da população masculina, sendo a principal causa tratável de infertilidade masculina. Ela é mais comum no testículo esquerdo, mas também pode atingir os dois testículos. Apenas em casos raros, a varicocele afeta apenas o testículo direito.

Quais são os sintomas da doença?

A varicocele é assintomática em muitos casos, especialmente, nos jovens. Porém, com o avanço da doença, os sintomas se tornam mais aparentes e mais graves. Entre os principais sintomas, estão:

A varicocele afeta diretamente a qualidade de vida do homem. Atividades cotidianas como andar e praticar exercícios podem causar muita dor nos testículos. As veias ficam ainda mais dilatadas devido ao esforço físico, mesmo que ele seja mínimo, como ficar muito tempo em pé.

A bolsa testicular possui um mecanismo para manter a temperatura mais baixa do que no resto do corpo. A dilatação anormal das veias dificulta o fluxo sanguíneo, aumentando a temperatura dos testículos. Essa alteração dificulta a produção dos espermatozoides.

Além disso, a varicocele altera a produção de testosterona e o acúmulo de toxinas provocado pelo problema na circulação sanguínea também prejudica a qualidade e a produção dos gametas masculinos, afetando a fertilidade.

É possível reverter a infertilidade causada pela varicocele?

A confirmação do diagnóstico de varicocele não significa que o homem é infértil, pois ela causa infertilidade apenas nos quadros mais avançados da doença. O tratamento cirúrgico é recomendado nesses casos.

A microcirurgia subinguinal é a técnica mais utilizada atualmente para a correção da varicocele devido aos seus bons resultados. A cirurgia é minimamente invasiva e tem o objetivo de ocluir as veias que estão bloqueadas e redirecionar o fluxo sanguíneo para as veias saudáveis.

Qual é a relação entre a varicocele e a reprodução assistida?

Após a cirurgia, o casal pode continuar a ter dificuldade para engravidar. Diversos fatores estão relacionados à fertilidade feminina e masculina, por isso, a varicocele pode não ser o único fator que está dificultando a gravidez. Neste cenário, a reprodução assistida é indicada. A fertilização in vitro é a técnica mais recomendada para os casos de infertilidade masculina moderada a severa.

A varicocele atinge o cordão espermático provocando uma dilatação anormal nas veias. Ela é caracterizada pela presença de varizes nos testículos que, em casos graves, podem causar dores, desconforto, atrofia e infertilidade. Quando o tratamento cirúrgico não consegue reverter a infertilidade, o casal pode optar pela fertilização in vitro.

Neste artigo, o nosso objetivo era mostrar uma visão geral sobre a varicocele, condição que afeta milhões de homens ao redor do mundo. Para se aprofundar no assunto e descobrir como é feito o seu diagnóstico, confira o nosso conteúdo completo sobre a varicocele!

Compartilhar: Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado.

blank blank